segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Experiência Exitosa no blog

O blog é uma ferramenta poderosa, que facilita a interação entre, aluno com aluno, aluno com professor, professor com professor e ainda possibilita interagir com a sociedade.  Recentemente, foi feita uma atividade, sobre lógica, com os alunos no blog Descomplicando a Matemática, que foi criado para contribuir na construção do processo de ensino aprendizagem. Quando trabalhamos com a lógica na construção do conhecimento da disciplina matemática, fica mais fácil interpretar, analisar, compreender e resolver os problemas matemáticos.
O blog facilita a aprendizagem, visto que, os alunos têm muitas dificuldades de aprendizagem da disciplina matemática como foi dito no capitulo 3. A escola passou a vivenciar outro momento, uma nova postura foi adotada após a implantação e acesso dos alunos ao blog e começamos a perceber uma quebra de paradigma. Na atividade que foi feita, o que podemos perceber é que os comentários em sala de aula e os debates foram contagiantes, a participação dos alunos foi superior a 92%, como mostra o gráfico da figura 6 abaixo.
Figura 6 -  Resultado da participação do blog educacional
Fonte: ailtonmmat.blogspot.com
92%  Dos alunos  participaram ativamente das atividades
5%  Dos alunos  participaram parcialmente das atividades
3%  Dos alunos  não participaram das atividades   

 A mesma atividade foi feita utilizando os métodos tradicionais de ensino, como mostra a figura 7 abaixo e a  participação dos alunos foi a seguinte:
Figura 7 Resultado da participação do blog educacional
Fonte: ailtonmmat.blogspot.com
71%  Dos alunos participaram ativamente das atividades.
10 %  Dos alunos participaram parcialmente das atividade
19%  Dos alunos não participaram das atividades
O blog esta ficando muito bom, temos assuntos variados referentes a disciplina matemática, as pessoas que acessam estão comentando e dando a sua colaboração, isso mostra que a ideia de construir um blog educacional para facilitar a aprendizagem da disciplina matemática é um sucesso.

Um comentário:

  1. Olá,nossa adoro esse blog,só tem artigo bom,sempre que dá estou passando aqui,depois que meu amigo me recomendo nunca mais deixei de visitar,alguem sabe me falar se assim aqui é bom www.softwarecelularespiao.org ? abraços,assim que der eu volto pra comentar aqui no blog

    ResponderExcluir